
Depois de sair do Salão da Confusão, Nemo chega a uma cidade devastada e recebe (sem absolutamente nenhum motivo que não a vontade do desenhista) um bastão de desejos que promete usar para resolver os problemas dos pobres e oprimidos.
Deus Ex Machina é um termo usado no teatro Grego (e o nome de uma HQ) para se referir ao deus que vem da máquina, um deus que era erguido no palco com o auxílio de um guindaste (máquina) e que resolvia todas as pontas soltas da trama magicamente. O nome termo ficou dançando na minha cabeça enquanto eu fazia esta tradução graças ao inesperado segundo quadrinho desta página.
Também tive que resistir com todas as forças para não colocar “sigam-me os bons” no balão de fala do Nemo no penúltimo quadrinho.
Preparem-se pois a estada de Nemo como “messias” não acaba aí.
Cliquem aqui para baixar esta página.
Me lembro de ter lido este arco em inglês e é como você disse, Nemo se torna um messias para aquelas pessoas oprimidas, imagino que na Nova Iorque daquela época, problemas como a falta de comida e a pobreza eram bastante comuns.
Eu não sei exatamente, mas imagino que até hoje os arredores de Nova Iorque sejam bastante tumultuados. Muita gente ficou muito mal por exemplo com o incidente recende do Sandy.