Tira em que Nemo, Flip e o Guri usam o velho truque de subirem uns nos ombros dos outros para parecerem um único adulto. Imagino que desde a criação do truque tal traquinagem não tenha enganado um único adulto sequer.
Outra coisa que aparece nesta tira é a “blackface” ato de pintar o rosto de pessoas brancas de preto enquanto imitavam estereótipos de pessoas negras que era muito usado em programas televisivos estadunidenses antigos, mas ainda recorrente aqui e ali hoje em dia.
A finalidade era o efeito cômico de um ator branco satirizar o comportamento e modo de falar de uma pessoa negra de forma caricata e foi deixando de ser utilizado pelo mundo ter percebido em algum momento que era uma prática um tanto quanto racista. Viva Martin e Malcolm.
Outros tempos… Outros tempos.
Clique aqui para baixar a imagem em jpg.

É, outros tempos, tristes tempos, os quadrinhos como meio de comunicação sempre refletem a época em que são criados! Não devemos condenar uma época da qual não vivemos, apenas conhecemos por meio da história, muitos outros quadrinhos do início do século 20 também fazem referência a práticas consideradas racistas por nós hoje, inclusive quando são por ventura republicados, vêm com notas explicativas a respeito.
Há um volumão da editora Sunday Press chamado ‘Society is Nix’ que coleta várias tiras altamente anárquicas e infelizmente algumas com conteúdo racista do mesmo período do Nemo, que apesar disso vem sendo elogiada por toda a imprensa americana pela iniciativa de resgatar esses quadrinhos não pela mensagem passada mas pela inovação estética e pioneirismo tão importantes para o futuro da mídia, pretendo adquiri-lo assim que possível e comentarei sobre ele também. Parabéns mais uma vez pela grande empreitada de traduzir Nemo para nosso idioma e sem fugir das partes polêmicas!
Keep dreaming!